Construções verdes


Construções verdes – Menor consumo de energia e menos emissão de poluentes são revertidos em mais saúde e retorno financeiro.

 

Aquilo que era só Marketing passou a ser considerado como um investimento lucrativo para os empreendedores. As construções verdes apareceram no mercado para gerar ganhos à saúde e ao meio ambiente, mas o ponto fundamental dessa evolução foi quando o retorno financeiro desses investimentos foi maior que esperado.

Instalação do telhado verde, captação de água da chuva, painéis solares e triagem de resíduos, são algumas das principais atitudes escolhidas pelos empresários, principalmente no setor da construção civil, que dizem compensar os custos construtivos em apenas cinco anos, além de impactar menos o meio ambiente e proporcionar melhor conforto.

A implantação dessas medidas pode ser adotada tanto em edifícios em construção como naqueles já construídos. A instalação dessas medidas gera uma economia substancial de recursos naturais contribuindo também contribuindo para a redução de gastos.

Na concepção do projeto as práticas sustentáveis iniciam-se com a escolha do local da construção, devendo levar em consideração o entorno e dinâmica da região onde o mesmo será inserido. Na fase de implantação do edifício se dá quando se coloca em prática aquilo que foi planejado na fase de planejamento, tais como a redução do desperdício de materiais e economia de energia.

A fase de uso e manutenção é a fase mais longa da vida útil do edifício. Nesta fase algumas mudanças podem ser realizadas, pois mesmo que um edifício não tenha sido planejado e implantado dentro da concepção de construção sustentável ele poderá assimilar a partir de reformas diversas práticas sustentáveis.

FONTES:

https://exame.abril.com.br/ciencia/construcoes-verdes-geram-ganhos-bilionarios-para-a-saude-e-clima/

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismosustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *